Setenta e cinco por cento da população mundial escolhe a internet para pesquisar viagens, indica estudo internacional.
Agências de turismo têm que viajar para o iPad.A internet já é a ferramente mais usada a nível mundial para procurar informações sobre viagens de lazer, conclui o estudo "Trends in the travel market" (tendências no mercado de viagens), da Travelport.
Curiosamente, a segunda opção no processo de escolha de um destino turístico continua a ser a tradicional troca de opiniões com familiares e amigos. Os folhetos das agências de viagem surgem em terceiro lugar.
Apesar da popularidade crescente da internet, a maioria dos inquiridos considera que neste processo a aquisição de viagens "demora demasiado tempo" e é a etapa "mais frustrante". No entanto, asreservas através de páginas online das companhias aéreas está a aumentar.
O trabalho da multinacional, representada em Portugal pelo sistema de distribuição global Galileo, abrangeu 12 países, com o enfoque das conclusões centradas nos Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, Índia e Emirados Árabes Unidos.
O valor do bilhete aéreo
Comparativamente, os britânicos apresentam-se como os turistas mais dependentes da internet (79%) nas suas escolhas turísticas.
Quanto a gastos, o trabalho conclui que nas viagens de negócios, o preço do bilhete de avião representa 30% das despesas. Em lazer, o peso deste item desce para os 23% e as despesas extra transporte aéreo valem já 77%.
O estudo permite perceber, também, que a motivação para realizar uma viagem de lazer varia de país para país e se no Emirados Árabes Unidos 70% dos habitantes admite viajar para visitar familiares e amigos, a maioria dos indianos diz que o objetivo é conhecer novos locais.
Turistas de Sofá
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