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Turismo na Internet - «Ouvir primeiro, vender depois»




Recorrer às redes sociais, aos motores de busca, à partilha de informação e experiências para conhecer o cliente é o futuro da venda em turismo. «Ouvir primeiro, vender depois» é a mensagem passada pelo especialista em marketing, Tiago Silvério Marques.






Os problemas actuais na comercialização de um produto prendem-se com as dúvidas que o cliente tem ao adquiri-lo, com a atenção do consumidor, que é dispersa e, em terceiro lugar, com a mudança de poder, que está actualmente nas pessoas, são elas que influenciam tendências.


Perante este paradigma, o especialista em marketing, Tiago Silvério Marques considera que o vendedor tem de ajudar o cliente a decidir, a escolher um produto e obtêm-se sucesso se houver um conhecimento dos hábitos do consumidor e das preferências.


É neste ponto que entra a Internet, um local onde se deve «ouvir primeiro e vender depois», explica o sócio da empresa Innovation Makers. Tiago Silvério Marques, que falou durante o 36º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorreu de 27 de Novembro a 1 de Dezembro no Funchal, comenta ainda que «um consumidor de Internet quer trocar experiências».


Para o responsável, «o marketing na Internet tem ao dispor as ferramentas gratuitas da própria Web, como os motores de busca, as redes sociais. Na Internet, a informação torna-se também mais rápida, permite uma melhor segmentação, com detalhes em tempo real, personalização, facilitando o contacto e aumentando a notoriedade, perceber mais facilmente sinais do mercado e tendências, guiar ou influenciar a percepção do cliente, que antes de comprar, pesquisa na rede».


O poder da Internet está, diz Tiago Silvério Marques, na «referência aos clientes, no disseminar da marca com custos baixos, em ser o primeiro no Google, estar nos sites dos nossos fãs, ser encontrado onde estão os clientes e ser verdadeiro com as pessoas sem as tentar comprar».


Os mecanismo para poder primeiro ouvir o cliente e depois fazer uma venda «que corresponda às expectativas e necessidades do cliente, são vários e passam «pelos motores de busca, como o Google, os agregadores como o iGoogle, as redes sócias, como Facebook, os vídeos, entre outras ferramentas», conclui Tiago Silvério Marques.


Portugal contabiliza actualmente, segundo dados do mesmo responsável, «mais de 4,5 milhões utilizadores diários da Internet, mais de 2,5 milhões acedem a comunidades virtuais. No total despendem-se mais de 40 milhões de horas em comunidades virtuais, mais de 15 horas por utilizador».










Turismo e redes sociais: porque devem andar juntos?

Se ainda tem dúvidas se deve apostar nas redes sociais para promover e dinamizar o seu negócio na área do turismo, este artigo é para si.

Segundo a empresa de pesquisa de mercado na área de viagens PhocusWright, o networking social é uma das ferramentas mais poderosas actualmente em turismo. Salientam que as redes sociais usadas com fins relacionados com viagens tem crescido mais que a própria indústria do turismo, sendo o Facebook e o TripAdvisor os mais populares, este último com 35,382,000 visitantes mensais.

Na área do turismo e viagens as recomendações e opiniões isentas são de extrema importância. É por isso mesmo que os sites de “reviews” online de restaurantes, hóteis, locais, etc, abundam pela web e têm tanto peso nas decisões dos viajantes. Além disso, o que as pessoas fazem nas férias? Tiram fotografias e videos. Até um simples post ou foto de um determinado local de férias pode ser actualmente adicionado por telemóvel no Facebook em tempo real enquanto a pessoa visita o mesmo. As redes sociais permitem assim partilhar as experiências das suas férias com o mundo. E o que são as redes sociais senão a partilha de conteúdo?

Patricia Brusha (hospitality.net) afirma que existem vários tipos de perfis diferentes de utilizadores das redes sociais relacionado com viagens e turismo:
15-25 anos: Redes Sociais: mySpace, Facebook e Youtube. As preferências vão para a partilha de experiências de viagens, videos e fotos.
30-45 anos: Redes Sociais: tripadvisor, travelpod, tripit, Wiki. Usam ferramentas e recursos e preferem visitar grupos relacionados com determinados nichos: comida gourmet é um óptimo exemplo. Adoram visitar e escrever em sites de “reviews”.

Profissionais da área do turismo: Redes Sociais: Linkedin, Plaxo, FastPitch, wiwih e Twitter: Juntam-se a associações profissionais relacionadas com turismo.

+ de 45 anos: Redes Sociais: Exploram devagar as redes sociais disponíveis, sentem-se intrigados pelas mesmas mas ao mesmo tempo confusos. Necessita de ter páginas simples com FAQ’s e “calls to action” também simples.

5-9 anos: Redes Sociais: Webkinz, Disney, Nickelodeon e Barbie! Querem aprender, ganhar prémios e recompensas. Pense em ter uma zona para crianças no seu website, são uma parte muito importante no processo de decisão!

Algumas oportunidades a considerar na utilização das redes sociais na área do turismo:

Utilize-as para SEO: a maioria das redes sociais são websites de grande autoridade junto dos motores de busca. Ao ter a sua presença e links nas mesmas, está a ajudar a aumentar o ranking do seu website no Google e noutros motores de busca.

Novos clientes: Usando novos canais diferentes do habitual está a aumentar a probabilidade de chegar a novas pessoas, ajudando as mesmas a encontrá-lo de outras formas além do website podendo assim ganhar mais clientes novos.

Comunicação efectiva: Sabendo o que dizem de si nas redes sociais e participando da comunicação cativa e potencializa a sua relação com actuais e potenciais clientes, passando uma imagem de credibilidade e confiança.
Passa-palavra: O chamado “word of mouth”, uma ferramenta poderosa na área do turismo. As pessoas que estão nas redes sociais relacionadas com viagens são ávidas por informação relevante e original. Quando a obtêm, facilmente a passam a outras pessoas, obtendo assim um efeito viral.
Gestão da reputação online: Estando presente nas redes sociais e fazendo uma monitorização e controle constante das mesmas consegue gerir a imagem da sua marca nas mesmas.
Tecnologia divertida! Se nunca pensou que utilizar as redes sociais pode ser divertido, então na área do turismo tem uma oportunidade excelente de utilizar todas as ferramentas e aplicações online que o podem ajudar a criar conteúdo original e divertido que o irá ajudar a atrair potenciais clientes: videos, artigos, ebooks, widgets, álbuns de fotos, grupos de discussão, eventos online, concursos, etc.
Fazer parcerias com marcas que o completem: Qualquer que seja o seu negócio na área do turismo, em 99,9% dos casos não está sozinho. Viajar é uma experiência com muitos componentes. Dependendo da sua área, efectuar parcerias online com agências de viagens, empresas de transportes, restaurantes, empresas de actividades, hóteis, etc, pode completar a sua presença e oferta nas redes sociais.
Dar a conhecer a sua região: Qualquer que seja o seu negócio na área do turismo, este está inserido numa determinada região que as pessoas pretendem visitar e conhecer. Não se limite a dar a conhecer o seu hotel ou restaurante, seja criativo e use as redes sociais para dar mais às pessoas ajudá-las a conhecer a sua região, criando um apetite maior por visitar a mesma.
No mundo das redes sociais online ligado ao turismo e viagens, podemos dizer que os potenciais viajantes querem o mesmo que leram de outros viajantes: aquela viagem fantástica com tudo que têm direito. Só tem de ir onde eles estão.