Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é de viajar!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Brasil quer portugueses qualificados em turismo


O Estado de Minas Gerais, no Brasil, quer receber profissionais portugueses que sejam qualificados no sector do turismo, dada a falta de mão-de-obra naquele Estado e os muitos desempregados, de falências, em Portugal.

Para isso, a Câmara Portuguesa de Comércio em Minas Gerais assinou um acordo tripartido, no domingo à noite, com a Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT) e com a Travelport, no âmbito do XXXVI Congresso nacional da APAVT, que decorre no Centro de Congressos do Funchal (Madeira), e que, segundo os responsáveis pela três entidades, poderá ser "uma grande oportunidade para os jovens e menos jovens" do nosso país.

O presidente da APAVT, João Passos, explicou à agência Lusa que em questão estão "quadros médios e altos", que com esta oferta podem conseguir no Brasil "um emprego, uma estabilidade e perspectiva de carreira" que não tenham actualmente em Portugal.

Também o responsável pela entidade de Minas Gerais, Fernando Dias, explicou à Lusa que no Brasil o sector "está com uma situação privilegiada e ao mesmo tempo com uma certa dificuldade na mão-de-obra especializada, enquanto em Portugal "o que se tem visto é que as coisas não andam tão bem como deveriam andar".

Fernando Meira lembra que em Portugal se têm visto "grupos de agências, de uma hora para a outra, a deixarem centenas de desempregados".

Assim, e em função da necessidade brasileira, "estabeleceu-se este acordo para ver se provocamos o interesse dos portugueses para uma nova experiência no Brasil, que profissionalmente poderá ser muito interessante".

Uma oportunidade para profissionais do sector do turismo de qualquer segmento, confirmou ainda.

No caso concreto dos profissionais das agências de viagens e operadores turísticos, Fernando Dias exemplificou ainda a necessidade destes recursos com o facto de que "só em Minas Gerais existem hoje mais de 1.000 agências de viagens, com uma grande concentração na capital, em Belo Horizonte".

Uma dimensão grande face à realidade nacional, já que, e segundo dados da APAVT, em Portugal existem cerca de 850 agências de viagens, que correspondem a 1.600 balcões.

Recorde-se ainda que o Brasil vai receber nos próximos anos vários eventos que potenciam o turismo interno, como sejam o Campeonato Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.


Turistas de Sofá/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário