Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é de viajar!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Festas de Natal e Fim do Ano— Festas da Madeira


 
O Funchal torna-se num verdadeiro presépio de proporções reais, as ruas ficam enfeitadas com flores e luzes multicolores, de todos os tamanhos, que compõem desenhos alusivos à época. Nas ruas e praças sente-se o som da música que a todos contagia, com os concertos, as actuações musicais das bandas filarmónicas e dos grupos folclóricos, além das exposições natalícias, autênticos quadros vivos das tradições madeirenses.
 
Na Madeira vive-se com especial fulgor os preparativos para “A Festa”, cognome que os madeirenses adoptaram para evidenciar o Natal como a sua festa por excelência. Iniciam -se no princípio do mês de Dezembro com a montagem da lapinha e/ou presépio e com a confecção de diversas iguarias e doces, nomeadamente o afamado bolo de mel, as broas, os licores caseiros e a preparação da carne de “vinha -de -alhos”, que resulta num dos pratos mais afamados da culinária madeirense.
 
Outra das vivas tradições desta quadra, é a celebração das 9 Missas do Parto, que acontecem de madrugada para anunciar o Nascimento do Menino Jesus, acompanhadas de cânticos entoados por populares, habitualmente, no adro das Igrejas, onde se fazem decorações natalícias e se oferecem comes-e-bebes tradicionais da época aos presentes.
 
No dia 23 de Dezembro realiza-se a tradicional festa da Noite do Mercado, onde os madeirenses aproveitam para fazer as últimas compras de Natal e onde se podem provar os diversos petiscos e bebidas tradicionais da época.
 

Depois das comemorações de Natal a animação continua, em clima de antecipação das Festas do Fim de Ano com o famoso espectáculo de fogo de artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guiness, em 2006, como o maior espectáculo de fogo de artifício do mundo. Este magnífico cenário, de beleza rara, é simplesmente único, com milhares de lâmpadas multicolores que enfeitam o anfiteatro do Funchal, transformando-o num palco grandioso. Com as badaladas da meia-noite, do dia 31 de Dezembro, os céus ficam iluminados com cor, luz e esperança num novo ano que se inicia.



Sem comentários:

Enviar um comentário