Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é de viajar!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Actividade no sector turístico deve crescer 7,9 por cento este ano







A despesa do conjunto da actividade turística deverá aumentar 7,9 por cento este ano em termos nominais, para 15,96 milhões de euros, segundo uma primeira estimativa divulgada hoje pelo INE, depois de no ano passado ter recuado 6,2 por cento.


Estes valores, que constam da Conta Satélite do Turismo, confirmam a forte recuperação detectada pelos agentes do sector desde o início do Verão, e resultam de um contributo mais intenso dos turistas estrangeiros, que representam mais de metade da procura total e terão registado um crescimento mais elevado que os nacionais.

No entanto, não é ainda apresentada uma estimativa para a variação da despesa feita pelos turistas estrangeiros e pelos nacionais, que no ano passado caiu respectivamente 7,4 e 4,7 por cento. Esta despesa representa os gastos dos turistas, que são as receitas dos agentes económicos do sector.

Prevê-se também que o valor acrescentado gerado pelo turismo tenham um crescimento nominal de 6,4 por cento este ano, para 6280 milhões de euros, depois de dois recuos sucessivos em 2008 e 2009, de respectivamente 2,1 e 2,8 por cento, também em valores nominais.

A subida do acrescentado no turismo é assim bastante superior à do conjunto da economia, que era de 3,3 por cento em valor até ao fim de Setembro, fazendo com que o peso do sector no total deva passar de quatro por cento no ano passado para 4,1 por cento este ano.

O INE nota que a recuperação da actividade no turismo está em parte associada ao efeito de base em resultado do decréscimo registado no ano passado, quando se viveu uma queda abrupta de actividade na sequência da crise financeira internacional e da contracção da actividade que se lhe seguiu.



Turistas de Sofá

 

Sem comentários:

Enviar um comentário