Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é de viajar!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SUSTENTABILIDADE TURÍSTICA DO MEDITERRÂNEO




Como acelerar a recuperação do turismo e potenciar os resultados na região, de forma responsável e sem comprometer a preservação dos recursos naturais? Este é o ponto de partida para a intervenção do presidente do IPDT. A bacia do Mediterrâneo pode ser considerada um verdadeiro tesouro. As margens deste mar são o lar de 22.500 espécies de plantas, quatro vezes mais do que no resto da Europa inteira. Só aí, concentra-se nove por cento da biodiversidade mundial. Embora o turismo suporte uma quantia significativa da economia da região, o desenvolvimento da zona costeira e do sector turístico tem ameaçado a flora nativa nos últimos anos. 

 
Além de assinalar o fim do Ano Internacional da Biodiversidade, o evento, promovido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), é o mote para o início da próxima década dedicada à biodiversidade. Mais do que um momento de reflexão, o fórum é o palco privilegiado para que governos, ONG’s, comunidade científica e sector empresarial estabeleçam um compromisso sério com a conservação e o desenvolvimento sustentável do Mediterrâneo.

 
O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como premissa o ensino pós-graduado e a investigação aplicada no sector do turismo. O IPDT é ainda a entidade responsável pela publicação do anuário “O Turismo em…” – lançado em 2007 e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República – e pela co-organização da Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo.



Turistas de Sofá

Sem comentários:

Enviar um comentário