O célebre chefe de cozinha catalão Santi Santamaría foi vítima de morte súbita quando se encontrava no seu restaurante Santi, em Singapura. Contava 53 anos.
Chefe muito criativo e mundialmente reconhecido, Santi sentiu-se mal e faleceu em pouco tempo, provavelmente vítima de falha cardíaca. O seu nome irá para sempre ficar ligado ao restaurante El Racò de Can Fabes, com três estrelas Michelín desde 1994.
Santi nasceu em 1957 mas a cozinha não começou por ser a sua vocação. A sua formação é de peritagem industrial mas não tardou a estudar cozinha por conta própria. Em 1981 fundou, com a sua mulher, Angels, o restaurante El Racó de Can Fabes e conseguiu a sua primeira estrela Michelin em 1988. Depois disso abriu restaurantes em Madrid, Barcelona e Singapura.
Defensor dos produtos locais, Santi Santamaría criticou, por vezes de forma ousada, os chefes de cozinha que usavam técnicas vanguardistas nos seus restaurantes (ele própria usava algumas). É lendária a sua rivalidade com outro chefe catalão, Ferran Adrià, partidário de ingredientes e aditivos vanguardistas.
Turistas de Sofá
Sem comentários:
Enviar um comentário